Os testes com o Capacete Cirúrgico tiveram início hoje no Bloco Operatório do Serviço de Estomatologia da Unidade Local de Saúde São João, com o objetivo de avaliar a sua usabilidade em ambiente real e explorar a integração de novas funcionalidades.
A demonstração foi coordenada por Bernardo Nunes, responsável pelo projeto do Capacete, em colaboração com Susana Vargas, Diretora do Bloco Operatório Central do Hospital São João e consultora do projeto, Serafim Freitas, Diretor do Serviço de Estomatologia, e os médicos estomatologistas José Pedro Barbosa e Salomé Cavaleiro.
O Capacete Cirúrgico é um Equipamento de Proteção Individual concebido para proteção contra agentes infeciosos de alto risco em ambientes cirúrgicos. Atualmente, está em desenvolvimento uma versão avançada que incorpora tecnologias de ponta, como conectividade com outros dispositivos, Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR), Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (AI). Além disso, contará com serviços de suporte à decisão médica e intervenção descentralizada, impulsionada pela tecnologia 5G.