O 4LifeLAB realizou o primeiro voo de teste com uma aeronave não tripulada (drone) no Hospital São João, no âmbito do projeto de Mobilidade Aérea Avançada, conduzido em parceria com a Unidade Local de Saúde São João, o CEiiA e a Eliot.
Este voo representa um marco importante no projeto, que prevê a construção do primeiro vertiporto hospitalar do país. Para Francisco Serdoura, CEO do 4LifeLAB, “este foi um passo decisivo rumo a um novo paradigma na saúde. Estamos a colocar a inovação tecnológica ao serviço de quem precisa, em contextos de emergência médica, onde o tempo é determinante”.
O projeto de Mobilidade Aérea Avançada tem como objetivo desenvolver soluções que possibilitem o transporte rápido e seguro de medicamentos, amostras biológicas, antídotos, componentes e derivados do sangue, assim como transporte e entrega de equipamento de suporte avançado de vida.
Integrado na agenda Health From Portugal e cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, este projeto constitui um passo relevante para a transformação da resposta a emergências através da inovação tecnológica.


