No dia 27 de novembro, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, realizou-se o encontro “CoLABs em Saúde: o impacto da investigação e inovação colaborativas na sociedade”.
O evento reuniu participantes de todo o país, incluindo a Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, a Agência Nacional de Inovação (ANI), o Presidente do Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos, José Fragata, associados, parceiros e stakeholders do setor num encontro enriquecedor que demonstrou como a colaboração interdisciplinar pode enfrentar desafios prementes da saúde.
O principal objetivo do evento foi discutir a relevância e o impacto dos Laboratórios Colaborativos (CoLABs) no ecossistema de inovação em saúde em Portugal. Destacou-se o papel dos CoLABs como motor de inovação, capazes de transformar conhecimento em soluções práticas para os doentes e para o sistema de saúde, bem como de identificação de oportunidades de colaboração e de desenvolvimento de soluções que respondam às necessidades dos doentes e dos profissionais de saúde.
Durante a intervenção do 4LifeLAB, Luís Maia, Diretor de Desenvolvimento de Negócio, apresentou o balanço do primeiro ano de atividade. Francisco Serdoura, CEO do 4LifeLAB e médico na Unidade Local de Saúde São João (ULS São João), representou este parceiro no painel “Experiências de colaboração entre CoLABs e o setor da Saúde”. Com base na sua experiência, sublinhou o papel fundamental dos CoLabs como ponte entre a ciência e os cuidados de saúde, enfatizando a sua capacidade de desenvolver dispositivos médicos inovadores que contribuam para o bem-estar da população.
Após as intervenções, concluiu-se que a consolidação dos CoLABs, com apoio governamental e com a participação ativa de empresas, da academia, do setor social e dos prestadores de saúde, contribuirá para a competitividade internacional do país, impulsionando o desenvolvimento de tecnologias e soluções de vanguarda para a saúde através desta colaboração entre os diferentes players.
O evento foi uma iniciativa do Value for Health CoLAB e contou com a organização conjunta do 4LifeLAB, Vector B2B, CoLAB Accelbio, CoLAB TRIALS, CoLAB4Ageing, AquaValor CoLAB e ABC CoLAB.