
No dia 30 de junho, o 4LifeLAB marcou presença no evento “7 anos de CoLABs: impactos e perspetivas”, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
A iniciativa juntou os 41 Laboratórios Colaborativos (CoLABs), bem como decisores políticos, especialistas do ecossistema de inovação português, líderes de diferentes setores e representantes de entidades públicas e privadas. O objetivo foi avaliar o impacto do trabalho desenvolvido nos últimos sete anos pelos CoLABs, abordar perspetivas futuras e identificar estratégias que permitam potenciar o contributo da investigação científica e da inovação na economia e na sociedade.
Promovido pelo Fórum dos Laboratórios Colaborativos (FCoLAB), o programa contou com diversas intervenções e momentos de debate, com destaque para as participações de Fernando Alexandre (Ministro da Educação, Ciência e Inovação), João Rui Ferreira (Secretário de Estado da Economia), Manuel Heitor (IN+ Center for Innovation, Technology and Policy Research), Madalena Alves (Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)) e António Grilo (Presidente da Agência Nacional de Investigação), entre outros.

Na sua intervenção, o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, salientou o propósito da ciência a nível nacional: “Esperamos que a ciência criada em Portugal gere inovação. Mais do que tecnologia, a inovação é a resposta para os problemas da sociedade. Vocês são o agente de mudança!”.
O encontro promoveu a reflexão, criação de sinergias e reforço das redes colaborativas entre os diversos participantes, consolidando o papel dos CoLABs como plataformas de ligação entre a ciência, as empresas e a sociedade, e como catalisadores de uma economia baseada em conhecimento especializado.
O 4LifeLAB esteve ainda presente na área de exposição, o que representou uma oportunidade para apresentar alguns dos projetos em curso.
Indicadores e impacto dos primeiros sete anos de atividade dos CoLABs:
- + de 260 projetos aprovados
- + de 1300 empregos qualificados criados
- 19M€ em receita fiscal gerada em 2023
- + de 900 interações com empresas
- 33 pedidos de patente (10 concedidas)
- 680 artigos científicos publicados
- 295 entidades parceiras (59% empresas)
- 1/3 dos CoLABs localizados no interior do país, reforçando a coesão territorial